quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Caminhar também tem a sua técnica

Ainda que não acredites e o vejas como algo natural, caminhar também tem a sua técnica correcta. Se quiseres que seja um exercício efectivo e benéfico, deves praticar e aperfeiçoar a técnica por forma a evitar erros que possam gerar possiveis lesões.
Neste capítulo detalhamos-te alguns conselhos para obteres uma boa técnica ao caminhar e mantendo um movimento seguro e eficiente, e conseguindo maiores benefícios e um melhor rendimento:


OLHAR EM FRENTE

Como acontece quando corres, não te deves esquecer de olhar em frente e dirigir a vista para o horizonte. Caminhar a olhar para o chão gera uma certa tensão no pescoço, para além dos riscos que te pode causar o facto de não saberes o que vais encontrar dois metros à frente.
De qualquer forma, não é demais que, de vez em quando, baixes a cabeça para evitares possíveis contracturas musculares devido a manteres a posição durante tanto tempo.


POSTURA CORRECTA

Os teus músculos lombares e abdominais devem involucrar-se ao caminhar já que, se o fizeres com o tronco inclinado para trás, gerarás uma maior pressão sobre a parte traseira das ancas.
Para conseguires a postura correcta, deves manter sempre o tronco erguido, pois assim manterás o equilíbrio corporal. Mantém uma certa contração dos abdominais e lombares enquanto caminhas e, para averiguares se a tua coluna está totalmente erguida e na posição correcta, coloca-te de lado diante de um espelho e comprova que as tuas ancas e ombros estão alinhados.


ACÇÃO DOS BRAÇOS

Evita subir os ombros, ou o que é o mesmo, mantém os ombros relaxados e evita tensioná-los quando subires o ritmo da passada. Tem em linha de conta que mantê-los em tensão suporá um gasto energético extra e desnecessário, e podes acabar por vir a ter contracturas.
Por outra parte, deverás manter um adequado movimento de balanceio de braços (deves notar uma certa tonicidade muscular), assim conseguirás realizar um esforço menor e poderás respirar mais fácilmente. O ideal será caminhares com os braços num ângulo de uns 90º mantendo-os semi-flexionados. Recorda que nas descidas deves relaxá-los mais do que nas subidas. Por último, evita apertar os punhos, procura levá-los sempre semi-fechados, tal como se estivesses a segurar dois ovos um em cada mão.


CUIDA CADA PASSADA

Evita caminhar com a ponta dos pés. Quando caminhas, o mais correcto consistirá em apoiar o calcanhar, depois o pé e, de seguida a ponta. Flexiona os joelhos ligeramente ao apoiares o calcanhar e tem atenção à amplitude da tua passada, não dês passos demasiadamente largos.


ACIMA DE TUDO, RESPIRA BEM

Em corrida, dependendo da intensidade com que afrontas cada sessão, há momentos em que de certeza que respiras até pelas orelhas, se fizer falta. No entanto, ao caminhares deves procurar inspirar pelo nariz e expirar pela boca, fazendo-o de uma forma uniforme.

Com todos estes conselhos poderás aperfeiçoar a tua técnica, diminuindo o risco de lesões obtendo bons resultados. Se já memorizas-te tudo, não continues a ler: "Começa o passeio!"

Sem comentários:

Enviar um comentário