terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os benefícios de andar

Muitos médicos prescrevem aos seus pacientes hospitalizados caminhar nos corredores do hospital… assim sendo pode-se dizer que caminhar não deve ser assim tão mau. Não há dúvidas de que caminhar traz muitos benefícios mas, tal como nas dietas, se desejas obter resultados muito rápidos, rapidamente irás desanimar, apesar de tudo caminhar traz muitos beneficios a curto prazo. Indicamos-te a seguir uma série deles:



CORPO

Caminhar de forma regular previne e alivia as zonas varicosas do teu corpo já que aumenta o fluxo sanguíneo, alivia a artrose e a artrite, melhora os teus pulmões e as tuas defesas, previne a osteoporose ao aumentar a densidade óssea e melhora o trânsito intestinal.



MENTE

Dar um passeio de vez em quando também pode ajudar a tua mente. Contribui para regular o sono (combate a insónia), aumenta a tua auto-estima, diminui o risco de se ter alzheimer ou reduz a sua evolução e, sobretudo, liberta-te das tensões acumuladas durante o dia, prevenindo os ataques de stress.



PERDA DE PESO

Andando regularmente, umas 3-4 vezes por semana, podes chegar a perder até 15 quilos, sendo mais visível a perda de peso em pessoas com maior sobrepeso que, no caso de não praticarem qualquer desporto, passem a caminhar no dia a dia de forma mais regular. Ao mudar-se os hábitos começando a caminhar depois de muito tempo, o metabolismo irá tornar-se mais activo e acelerado, fazendo com que o corpo queime mais calorias.



MENOS RISCOS

Andar uns 5-6 quilómetros por dia reduz o risco de padecer de diabetes tipo 2, e andar uns 6 quilómetros a passo rápido não demorará mais de uma hora. Além disso, também reduz o risco de derrame cerebral e de enfarte cardíaco, melhora a capacidade de oxigenação do organismo, reduz o ritmo cardíaco e a pressão arterial em cerca de 5%. Por outra parte, previne e melhora a evolução de varios tipos de cáncer (do cólon, da próstata, da mama, etc.).



MAIS FELICIDADE

Quanto mais caminhas, mais sorris depois. Obteres o hábito de fazê-lo pode-te fazer poupar dinheiro em anti-depressivos já que, ao andar, libertas as hormonas da felicidade (endorfinas), sendo que irás sentir-te com melhor humor. Pode-se dizer que andar é um bom complemento terapeutico.
Além do mais, quantas mais caminhadas, melhores relações pessoais. De certeza que já saís-te alguma vez para dar uma uma volta para te abstraires de problemas pessoais… com o exercício, esse possível aborrecimento poderá dissipar-se fácilmente e, posteriormente, de certeza poderás resolver melhor a situação.



VERIFICA O TEU ESTADO DE SAÚDE

Se não costumas caminhar, talvez seja este o momento de fazeres uma revisão ao teu corpo, sendo que uma caminhada pode tornar-se num autêntico teste de auto-revisão:

  • Problemas circulatórios: a circulação sanguínea das pernas melhora ao caminhar já que estimula o retorno venoso, mas se ao aumentares o ritmo aparecerem caimbras ou uma sensação de pernas pesadas, pode ser que tenhas um problema de insuficiência venosa.
  • Problemas de costas: qualquer problema de costas, de coluna ou ancas, deve ser tratado devidamente por um profissional. Uma forma de averiguar se padeces de algum desvio da coluna consiste em veres onde se dá o maior desgaste das tuas sapatilhas depois de várias caminhadas, se o desgaste se situar na parte interna pode ser que não estejas a apoiar muito bem os pés, o que a largo prazo pode causar cifosis (as costas curvam-se para um lado e aparece uma espécie de corcunda). Deverás efecatuar um exame à tua pisada numa loja especializada em running por forma a determinar se és pronador, supinador ou neutro.
  • Hipertensão: há pessoas que são hipertensas e não o sabem. A hipertensão é uma doença assintomática e que constitui uma descoberta casual num exame de saúde de rotina. Habitualmente, utiliza-se um aparelho chamado esfingomanómetro para determinar a possível doença. Uma coisa que te pode ajudar a detectá-la é saberes que não se pode atingir demasiada velocidade ao caminhar se se padece.

Sem comentários:

Enviar um comentário